ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Dec/2023

Futuros de soja sobem com plantio atrasado no Brasil

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (11/12), refletindo o atraso do plantio da safra brasileira. Segundo a AgRural, a semeadura atingia 91% da área estimada até o dia 7 de dezembro, em comparação com 85% apurados na semana anterior. Ainda havia atraso, porém, na comparação com os 95% de igual período do ano passado. O vencimento janeiro da oleaginosa subiu 32,00 cents (2,45%), e fechou a US$ 13,36 por bushel.

Embora a maior preocupação continue em Mato Grosso, onde as chuvas ainda abaixo do normal e as temperaturas muito altas pesam sobre a produtividade, a Região Norte/Nordeste do País também preocupa. As precipitações esparsas e o calor dificultam o avanço do plantio e prejudicam o desenvolvimento inicial das lavouras. O clima no Brasil continua afetando a saúde das lavouras de soja. Sinais de demanda pelo grão norte-americano também deram suporte às cotações.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país relataram venda de 132 mil toneladas de soja do ano comercial 2023/2024 para destinos não revelados. Além disso, 984.410 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 7 de dezembro, queda de 16,1% ante a semana anterior. Do total, mais de 503 mil toneladas tinham como destino a China.