ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Nov/2023

Biodiesel: importação pode reduzir preço do diesel

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a regulamentação da importação de biodiesel pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pode reduzir o preço do diesel no mercado interno. Além de uma possível queda nos preços, a medida é um incentivo para investimentos em melhoria da qualidade e eficiência na produção e na logística do biodiesel no País.

A possibilidade de contestação dos preços dos produtores nacionais, com o fim da “reserva de mercado”, é considerada como muito positiva. É uma boa sinalização e os produtores de biodiesel nacionais terão que rever suas ‘fabulosas’ margens, reforçou a entidade. A diretoria da ANP aprovou, no dia 23 de novembro, uma resolução que regulamenta a importação de biodiesel para uso na mistura obrigatória ao óleo diesel de origem fóssil, alterando as Resoluções ANP nº 777/2019 e nº 857/2021.

Atualmente, a mistura é de 12% de biodiesel por litro de diesel. A possibilidade de importação de biodiesel vai ser um grande avanço para melhorar a imagem do Brasil, já que acaba com a reserva de mercado. A expectativa do mercado é de que o preço dos combustíveis caia nos próximos dias. O último reajuste do diesel vendido nas refinarias da companhia ocorreu há um mês, em 21 de outubro, quando subiu 25,8%. Já a gasolina teve uma redução de 4% no mesmo dia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.