ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Nov/2023

Plantio da soja 2023/2024 segue atrasado no Brasil

Segundo a AgRural, o plantio da safra de soja 2023/2024 atingiu 68% da área estimada para o Brasil até o dia 16 de novembro, em comparação com 61% uma semana antes e 80% no mesmo período do ano passado. Com lentidão nas Regiões Sul e no Norte/Nordeste em virtude, respectivamente, do excesso e da falta de umidade, o plantio brasileiro agora é o mais baixo para esta época do ano desde a safra 2019/2020. Mas é em Mato Grosso que o foco das preocupações ainda se concentra, já que as chuvas registradas na semana passada continuaram irregulares e o calor foi grande.

Com pouca umidade, a necessidade de replantio aumenta. A esta altura, porém, os produtores das áreas mais afetadas se dividem entre replantar, deixar a soja do jeito que está para ver se ela se recupera pelo menos parcialmente, ou abandonar parte das lavouras e partir direto para o plantio da 2ª safra no início de 2024. O replantio também é uma possibilidade em áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais caso as chuvas não melhorem nos próximos dias.

De um modo geral, a irregularidade das precipitações é um problema em grande parte das áreas produtoras das Regiões Centro-Oeste, Norte/Nordeste e Sudeste, mas a situação não é tão preocupante como em Mato Grosso. Na Região Sul do País, as chuvas continuam frequentes e deixam o plantio muito lento no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, a umidade dificulta o avanço das máquinas nas áreas de calendário mais tardio. Nas regiões onde o plantio já está finalizado, porém, a safra se desenvolve bem. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.