ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Nov/2023

Safra 2023/2024: plantio da soja segue atrasado

Segundo a AgRural, o plantio da safra de soja 2023/2024 alcançou 61% da área estimada para o Brasil até o dia 9 de novembro, em comparação com 51% uma semana antes e 69% no mesmo período do ano passado. O percentual alcançado na semana manteve o plantio da safra 2023/2024 como o mais baixo desde a temporada 2020/2021. Com a manutenção da irregularidade das chuvas em Mato Grosso, a ausência de volumes significativos nas previsões para o Estado e uma nova onda de calor, a AgRural antecipou sua revisão de safra, que estava marcada para o início de dezembro, e cortou a expectativa de produção em Mato Grosso em 1,1 milhão de toneladas.

Com o ajuste, a produção do Brasil caiu dos 164,6 milhões de toneladas estimados no fim de outubro (calculados com base em linhas de tendência de produtividade, usadas tradicionalmente até a revisão de dezembro) para 163,5 milhões de toneladas. Dependendo do comportamento do clima, novos cortes poderão ser feitos na estimativa de produção de Mato Grosso ainda antes do fim de novembro. A nova revisão pode ocorrer por causa do impacto do tempo quente e seco sobre o desenvolvimento inicial das lavouras plantadas mais recentemente e sobre as áreas mais adiantadas, que já estão em floração e formação de vagens.

Além disso, a necessidade de replantio continua avançando no Estado. O tempo mais quente e seco também preocupa os produtores dos outros Estados da Região Centro-Oeste e de áreas do Norte/Nordeste e até da Região Sudeste. Na Região Sul, o tempo mais seco da semana passada foi bom para o avanço do plantio e para o desenvolvimento das lavouras em áreas que enfrentam excesso de umidade. Novas chuvas previstas para os próximos dias, porém, tendem a prejudicar o ritmo do plantio, especialmente no Rio Grande do Sul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.