ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2023

Brasil: revisão na estimativa da safra 2023/2024

A AgResource revisou para baixo sua estimativa para a safra brasileira de soja 2023/2024, para cerca de 156,08 milhões de toneladas em comparação com 159,6 milhões de toneladas na projeção do mês passado. A empresa informou que trabalhava com aproximadamente -2% de produção de soja do que o Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA) e -1,4% em relação à projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A diferença agora aumenta para -3,66%.

A revisão foi motivada pelo contínuo nível de temperaturas elevadas e percentagem de normalidade de chuvas abaixo do esperado até agora no Centro-Norte do Brasil e, com a proximidade dos estágios hídricos críticos da soja, além das notícias de replantio, doenças, atrasos e de até diminuição de área nos mais variados Estados. Outros fatores que corroboraram para os reajustes foram os relatos de atrasos de plantio na Região Sul-Sudeste do País e pelo excesso de chuvas que continua atrapalhando plantio e manejo das lavouras.

Mesmo sendo um número relativamente menor, ainda é uma grande safra de soja, mas o otimismo dá lugar à preocupação e a tendência é uma safra com mais desafios do que inicialmente era imaginada. As plantas de soja são resilientes e há perspectiva de recuperação, mas o tempo continua passando e os modelos climáticos vem mostrando um resultado conflitante no resultado inicialmente imaginado para a safra nacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.