ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Oct/2023

Futuros em baixa com clima mais úmido no Brasil

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (25/10). O mercado foi pressionado pelo clima mais úmido em áreas da Região Centro-Oeste do Brasil que estavam mais secas. Pancadas de chuva devem se espalhar entre as Regiões Sudeste e o Centro-Oeste e o calor deve ter uma pequena diminuição. Em Mato Grosso, o principal Estado produtor, os picos de calor chegaram a 44°C em algumas localidades e as lavouras passam por déficit hídrico e estresse térmico.

O vencimento janeiro da oleaginosa perdeu 6,00 cents (0,46%), e fechou a US$ 13,08 por bushel. No Paraná, o segundo principal Estado produtor, o plantio da safra de soja avançou 12% na última semana e atinge agora 58% da área prevista, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral/Seab). Das lavouras de soja, 92% apresentavam boa condição. O desempenho do farelo, que recuou mais de 1% após ter subido em seis dos sete pregões anteriores, também influenciou os negócios.

A ampla oferta brasileira no mercado de exportação foi outro fator baixista para as cotações. O Brasil deverá embarcar entre 6 milhões e 6,285 milhões de toneladas de soja em outubro, de acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). As perdas foram limitadas por sinais de demanda chinesa pelo grão produzido nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram venda de 126 mil toneladas de soja para o país asiático, com entrega no ano comercial 2023/2024.