ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Oct/2023

Futuros em alta com clima desfavorável no Brasil

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quinta-feira (19/10), com o clima desfavorável em algumas regiões de cultivo do Brasil. Em Mato Grosso, já há especulações sobre uma possível queda de produtividade. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 4,50 cents (0,34%), e fechou a US$ 13,15 por bushel. A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) afirmou que as altas temperaturas dos últimos dias no Estado estão prejudicando o plantio de soja, que está autorizado desde o dia 16 de outubro.

Alguns produtores relatam que vão precisar fazer replantio, pois o calor comprometeu o desenvolvimento inicial das lavouras. Até o dia 13 de outubro, a semeadura tinha alcançado 35,09% da área prevista no Estado, contra 41,35% em igual período da temporada anterior. Os ganhos também foram sustentados pelo desempenho do farelo, que subiu mais de 2% após dados de vendas dos Estados Unidos que vieram mais próximos do teto das estimativas de analistas.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 437,4 mil toneladas de farelo, já descontados os cancelamentos, na semana até 12 de outubro. Quanto à soja em grão, exportadores dos Estados Unidos venderam 1,372 milhão de toneladas da safra 2023/2024 na semana encerrada em 12 de outubro. O volume representa avanço de 30% ante a semana anterior e de 92% em relação à média das quatro semanas anteriores. Do total, 946,7 mil toneladas foram para a China. A alta das cotações foi limitada pelo recuo expressivo do óleo de soja, de mais de 3%.