ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Oct/2023

Óleo de Palma: tendência é baixista para os preços

Segundo a StoneX, os preços do óleo de palma encerraram o trimestre com desvalorização de 2,2%, a US$ 795,30 por tonelada. A commodity marcou avanços em julho e agosto, mas tem recuado desde o início de setembro, com uma tendência baixista se desenhando para o curto prazo. De acordo com a análise, o 4º trimestre é o período de pico de produção nos principais produtores, Indonésia e Malásia, e de aumento na demanda dos grandes importadores, Índia e China.

Todavia, ao que parece, a Índia adiantou suas compras, registrando fortes volumes de importação de óleo de palma em julho e agosto, construindo estoques historicamente elevados para este momento do ano e já reduzindo significativamente seu ritmo de compras em setembro. Com isso, a tendência é de menor demanda indiana exercendo pressão baixista sobre as cotações.

Ainda assim, El Niño pode impedir maiores quedas. O clima quente e seco tende a prejudicar a produção no Sudeste Asiático. Na Indonésia, os efeitos já estão sendo notados, com as precipitações em agosto e setembro tendo ficado abaixo da média dos últimos anos. A Associação Indonésia de Óleo de Palma espera preços 11% mais altos em 2024 devido à perspectiva de uma menor produção no país, que responde por quase 60% da produção global. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.