ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Oct/2023

Futuros de soja encerram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta segunda-feira (09/10). Traders adotaram uma postura cautelosa antes do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado na quinta-feira (12/10). Segundo a StoneX, o relatório de outubro dará uma ideia bastante precisa sobre o tamanho da safra, já que depois disso não costuma haver grandes mudanças nas estimativas. Em 23 dos últimos 30 anos a previsão de rendimento após o relatório de outubro foi ajustada em apenas 67 quilos por hectare ou menos.

O vencimento novembro da oleaginosa cedeu 1,75 cent (0,14%), e fechou a US$ 12,64 por bushel. O mercado foi influenciado em parte pelas condições favoráveis ao avanço da colheita nos Estados Unidos. Segundo a Marex, os produtores devem ter colhido 40% da safra até agora. O relatório semanal de acompanhamento de safra do USDA, que costuma sair às segundas-feiras e mostraria o progresso dos trabalhos até o último domingo (08/10), será publicado nesta terça-feira (10/10) por causa do feriado do Dia de Colombo no país. O desempenho do óleo de soja, que caiu mais de 2,5%, também pesou sobre as cotações.

A perspectiva de uma safra recorde no Brasil e a concorrência do País no mercado de exportação também influenciaram os negócios. De acordo com a AgRural, o plantio da safra de soja 2023/2024 atingiu, até o dia 5 de outubro, 10,1% da área estimada para o Brasil. O plantio avançou em relação aos 5,2% de uma semana antes e supera os 9,6% de igual período do ano passado. Mesmo com chuvas intensas durante a semana passada, o Paraná continuou na dianteira, seguido por Mato Grosso, onde os volumes e a distribuição das precipitações mantiveram-se irregulares.