ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Oct/2023

Futuros em baixa com avanço da colheita nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa na sexta-feira (06/10). O mercado foi pressionado pelo avanço da colheita nos Estados Unidos, que analistas estimam estar 36% concluída. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que produtores tinham colhido 23% da safra até o dia 1º de outubro. A pressão da colheita persiste, com traders ainda relatando rendimentos tranquilizadores.

O vencimento novembro da oleaginosa recuou 14,75 cents (1,15%), e fechou a US$ 12,66 por bushel. Na semana passada, acumulou perda de 0,71%. A perspectiva de uma safra recorde no Brasil e a concorrência do País no mercado de exportação também pesaram sobre as cotações. De acordo com estimativa do USDA, o Brasil deverá colher 163 milhões de toneladas e embarcar 97 milhões de toneladas da oleaginosa em 2023/2024. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) prevê que nesta semana que o Brasil deverá exportar entre 5,5 milhões e 7,927 milhões de toneladas de soja em outubro.

A demanda pelo grão norte-americano, no entanto, costuma melhorar nesta época do ano, com a colheita nos Estados Unidos em andamento. O baixo nível do Rio Mississippi também segue no radar de investidores. Para compensar o baixo nível da água, os volumes que as barcaças podem transportar caíram cerca de 25%, o que está elevando os custos para produtores justamente na época da colheita de soja e milho.