ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Oct/2023

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quinta-feira (05/10). O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 7,75 cents (0,61%), e fechou a US$ 12,80 por bushel. O mercado tem operado de lado nos últimos dias, enquanto traders aguardam mais informações sobre a safra deste ano nos Estados Unidos. Segundo analistas, investidores vão esperar a publicação do próximo relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no dia 12 de outubro, antes de fazer movimentos mais significativos.

Os negócios foram influenciados em parte por dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram mais próximos do teto das estimativas de analistas. O USDA informou que exportadores venderam 808,5 mil toneladas de soja da safra 2023/2024, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 28 de setembro. A China comprou 589,2 mil toneladas do volume total. Os ganhos foram limitados pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras.

O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar entre 5,5 milhões e 7,927 milhões de toneladas em outubro, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Também pesou sobre os contratos o recuo do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja, que caiu mais de 1%, é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.