ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Sep/2023

Navio a vento transporta soja brasileira para Europa

A navegação marítima, um setor essencial para o comércio global, está avançando rumo à descarbonização com iniciativas inovadoras. O Pyxis Ocean, um navio graneleiro, recentemente deu um importante passo nessa direção ao incorporar as "WindWings", duas velas impressionantes de 37,5 metros, que equivalem à altura de um prédio de 12 andares. Essas velas captam a energia do vento e a transformam em impulso adicional ao sistema de propulsão convencional do navio, resultando em uma economia significativa de combustível diesel e na redução das emissões de carbono em até 30%.

O navio realizou sua viagem inaugural das "WindWings" partindo de Xangai, na China, e atracando no Porto de Paranaguá (PR), no Brasil. Essa jornada demonstrou o potencial dessas inovações para tornar o transporte marítimo mais sustentável. A velocidade do navio é otimizada pelo sistema das velas, permitindo que ele alcance até 16 nós (29,6 Km/h) ou mantenha uma velocidade de 12 nós (22 Km/h) com um consumo de combustível reduzido. As "WindWings" foram desenvolvidas em colaboração com a BRA Technologies, a Yara Marine Technologies e o apoio financeiro da União Europeia, evidenciando a crescente demanda por soluções de transporte marítimo mais limpas na Europa.

A tecnologia das velas funciona de maneira eficaz, economizando até 4 toneladas de combustível por vela em um dia de operação com boas condições de vento. A instalação das velas exigiu ajustes estruturais no navio, incluindo a construção de um tanque de lastro para manter a estabilidade. No entanto, esse investimento é considerado insignificante em comparação com os benefícios ambientais e econômicos a longo prazo. O transporte marítimo tradicional é uma das fontes significativas de emissões globais de dióxido de carbono (CO2), representando cerca de 2,1% das emissões totais.

Portanto, iniciativas como o navio com "WindWings" são essenciais para reduzir drasticamente as emissões poluentes nesse setor. A Cargill, que arrendou o navio por sete anos, tem como objetivo uma redução de 30% nas emissões de sua frota de 650 navios em operação em todo o mundo até 2030. Essa é uma parte crucial da corrida contra o relógio para alcançar as metas de descarbonização estabelecidas no setor marítimo, que visa zerar as emissões de carbono até 2050.

Embora as velas de vento possam não ser a solução final, elas demonstram que a inovação e o compromisso com a sustentabilidade estão moldando o futuro do transporte marítimo. À medida que outras tecnologias e combustíveis renováveis se desenvolvem, é provável que as emissões poluentes no setor marítimo sejam reduzidas significativamente. O teste de eficiência das "WindWings" é um passo importante nessa jornada para um transporte marítimo mais limpo e responsável. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.