ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Sep/2023

Calendário de plantio não será alterado novamente

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que no momento não há novos ajustes a serem feitos no calendário de plantio de soja da safra 2023/2024. O ministro afirmou que não se pode precarizar a ciência e estimular que se plante soja sobre soja. Nenhum produtor vai ficar precário na data de plantio ideal de sua região e, por isso, foi feito um calendário padrão e flexibilizado de acordo com as necessidades climáticas de cada região.

Na última semana, o Ministério da Agricultura ajustou o calendário de plantio para cinco Estados, estendendo as datas para a Região Sul, conforme pedido do setor produtivo destas regiões. Tratar isso como excepcionalidade novamente está descartado. Segundo o ministro, poderá ser aberta exceção se, em 24 de dezembro, data de fim de plantio para a maioria das regiões, problema climático impedir alguma região de plantar. Caso contrário, não, pois o calendário está bem ajustado tecnicamente.

Ele reiterou que o Ministério da Agricultura trata com ciência para preservar boas práticas agronômicas e para preservar sucessivas safras brasileiras. Produtores de Santa Catarina e do Paraná pedem nova atualização nas datas autorizadas para plantio da oleaginosa, para até 140 dias, contra 100 a 120 dias atuais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.