ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Sep/2023

SC: calendário de plantio desagrada os produtores

Entidades do setor produtivo de Santa Catarina criticaram a alteração do calendário de plantio de soja da safra 2023/2024 do Estado feita pelo Ministério da Agricultura, que estendeu a semeadura da oleaginosa até 10 de fevereiro de 2024 para determinadas áreas do Estado. Segundo as entidades, as novas datas não contemplam a demanda dos produtores rurais. O novo calendário estabelecido através da Portaria SDA/MAPA nº 886 de 12 de setembro de 2023 é decisão intempestiva do Ministério da Agricultura e Pecuária e não atende à realidade dos produtores rurais de Santa Catarina.

Foi reiterado o posicionamento do setor para que o período de semeadura de soja para todo o estado de Santa Catarina seja mantido de 21 de setembro de 2023 a 10 de fevereiro de 2024, afirmaram a Secretaria da Agricultura do Estado, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (AprosecSC), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

As entidades justificam o pedido de extensão do calendário à viabilidade de cultivar a 2ª safra de soja. O Parecer Técnico Conjunto ADAPAR-CIDASC-DDV/SEAPI-RS nº 01/2023, de 14 de julho de 2023, dos Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária dos três Estados da Região Sul do Brasil, traz a comprovação técnica de que a manutenção do prazo de semeadura beneficiaria os produtores e o Estado como um todo, e não prejudicaria as questões inerentes ao controle da ferrugem da soja. O Ministério da Agricultura ajustou o calendário de plantio da oleaginosa no Estado, estendendo o período para até 10 de fevereiro de 2024, conforme a região.

Inicialmente, o cultivo da oleaginosa em Santa Catarina estava autorizado de 21 de setembro a 29 de dezembro, totalizando cem dias corridos para todo o Estado. Pela nova normativa, o estado de Santa Catarina foi dividido em quatro regiões com datas específicas de plantio. O calendário na primeira região, passando por Rio do Sul, vai de 13 de outubro a 10 de fevereiro de 2024. A segunda, que inclui São Miguel D'Oeste, e a terceira região poderão semear a oleaginosa de 2 de outubro a 30 de janeiro de 2024, enquanto a quarta, que engloba os demais municípios do Estado, poderá cultivar a soja de 2 de outubro a 10 de janeiro de 2024. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.