ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Sep/2023

Futuros de soja encerraram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade na sexta-feira (1º/09), antes do fim de semana prolongado nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (04/09), os mercados do país permanecem fechados por causa do feriado do Dia do Trabalho. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 0,50 cent (0,04%), e fechou a US$ 13,69 por bushel. Na semana passada, acumulou perda de 1,33%. O mercado foi influenciado em parte pela perspectiva de clima desfavorável no Meio Oeste dos Estados Unidos.

Segundo a meteorologia, a previsão para o começo desta semana é de calor intenso. Se as condições quentes e secas no Meio Oeste persistirem e a perda de rendimento da soja se agravar, a oferta dos Estados Unidos vai ficar ainda mais apertada, resultando em preços mais altos no mercado físico e menores exportações. Sinais de demanda pelo grão norte-americano também deram suporte aos preços. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 198 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega no ano comercial 2023/2024.

Na semana passada, as vendas avulsas de soja somaram 1,138 milhão de toneladas. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, contribuiu para os ganhos. Esses fatores foram contrabalançados pela ampla oferta brasileira no mercado de exportação. O Brasil deve embarcar entre 7 milhões e 7,75 milhões de toneladas de soja em agosto, segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).