ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Aug/2023

Futuros de soja recuam com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (29/08). O mercado passou por correção após ter subido nas quatro sessões anteriores e acumulado ganho de 4,44% no período. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a qualidade das lavouras do país piorou na semana passada, mas menos do que o esperado, o que também pesou sobre os contratos.

O vencimento novembro da oleaginosa perdeu 13,25 cents (0,94%), e fechou a US$ 13,92 por bushel. Segundo o USDA, 58% da safra tinha condição boa ou excelente no dia 27 de agosto, piora de 1% ante a semana anterior. Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 57%. Analistas esperavam uma queda de 3%. A ampla oferta brasileira no mercado de exportação também pressionou as cotações. Segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve embarcar entre 7 milhões e 7,75 milhões de toneladas de soja em agosto.

O balanço apertado da soja nos Estados Unidos dá suporte aos preços, mas ainda se espera uma produção combinada recorde de Brasil e Argentina no ano que vem. Sinais de demanda pelo grão norte-americano impediram uma queda mais acentuada dos preços. O USDA informou que exportadores relataram venda de 246,1 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega no ano comercial 2023/2024.