ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Aug/2023

Futuros avançam após projeções da Pro Farmer Crop

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (28/08), após a publicação Pro Farmer ter estimado uma safra nos Estados Unidos menor do que a projetada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A Pro Farmer projetou uma colheita de soja de 111,87 milhões de toneladas, com rendimento 3,34 toneladas por hectare. No começo do mês, o USDA estimou a produção em 114,45 milhões de toneladas, com produtividade de 3,42 toneladas por hectare.

O vencimento novembro da oleaginosa subiu 18,00 cents (1,30%), e fechou a US$ 14,05 por bushel. A estimativa de rendimento para Iowa ficou em 3,70 toneladas por hectare. Problemas de doenças no oeste e no centro de Iowa, combinados com o estresse hídrico no fim da temporada, apontam para uma queda no rendimento do Estado. Para Illinois, a Pro Farmer estimou rendimento de 4,17 toneladas por hectare. A safra no Estado está forte, mas o calor do fim da temporada impedirá o aumento da produtividade. Os dois Estados são os principais produtores de soja e milho nos Estados Unidos.

Sinais de demanda pelo grão norte-americano também deram suporte aos preços. O USDA informou que exportadores relataram venda de 296 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2023/2024. Além disso, 322.149 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 24 de agosto, aumento de 0,54% ante a semana anterior.