ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Aug/2023

Aprosoja percorre lavouras de soja e milho nos EUA

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) percorreu o “Cinturão do Milho” nos Estados Unidos para avaliar as lavouras e afirmou que o clima seco e as altas temperaturas podem comprometer a safra norte-americana de soja, em fase de enchimento de grãos, que necessita de água. Já a cultura do milho está praticamente consolidada, com as plantas nas últimas fases de desenvolvimento.

A entidade cita dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), segundo os quais 58% das lavouras do cereal estão classificadas como boas ou excelentes e a produção deve ser de 383,8 milhões de toneladas. A safra americana de milho não deve ter quebra grande, mas também não deve surpreender. O que o mercado enxerga hoje, já contando os números da safra norte-americana, está contabilizado e precificado.

As lavouras de soja, por outro lado, estão na fase mais delicada e o clima não tem contribuído para seu desenvolvimento. A cultura deve enfrentar os desafios climáticos, com solos secos, ondas de calor acima da média e falta de chuvas, que podem afetar diretamente o enchimento de grãos e, por consequência, a produtividade. Já as lavouras de milho estão adiantadas e, daqui para frente, o clima tem pouca influência. Mas, as lavouras de soja estão em pleno enchimento de grãos e há dias não chove no Meio Oeste.

Não há previsão de chuva para os próximos dias e ondas de calor acima da média podem causar redução da safra, em comparação com o último relatório do USDA. Os estados visitados pela Aprosoja foram Iowa, Illinois, Nebraska, Minnesota, Indiana, Kansas, Dakota do Sul, Dakota do Norte, Missouri, Wisconsin e Ohio, além de Arkansas, Oklahoma e Texas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.