ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Aug/2023

EUA: Pro Farmer Crop segue percorrendo lavouras

Participantes da expedição anual Pro Farmer Crop Tour que percorrem nesta semana áreas de produção em Estados do Meio Oeste norte-americano preveem produtividade maior de milho e de soja em Illinois em comparação com o ano passado. Para o oeste de Iowa, no entanto, a previsão é de aumento na produtividade do milho, mas recuo na soja. Em Illinois, a produtividade média do milho foi estimada em 12,16 toneladas por hectare, avanço de 1,6% em relação a igual período de 2022 e de 0,8% ante a média das três safras anteriores. Mesmo com o aumento na produtividade, havia variabilidade na qualidade dos grãos nos campos, mas os rendimentos eram sólidos, apesar do estresse que a safra enfrentou. Conforme a expedição segue para o norte e o oeste, os níveis de umidade, em comparação com áreas centrais do Estado, eram bastante perceptíveis. Problemas foliares eram mais comuns nas amostras do norte, com as plantas começando a apresentar sinais de deterioração por causa de doenças. Os rendimentos continuaram uma tendência de leve decepção geral.

No centro de Illinois, as culturas estavam mais maduras do que o observado nos outros dias da expedição. Essa área está progredindo rapidamente em direção à colheita, mas nota-se alguns problemas significativos de qualidade de haste. A safra foi cultivada intensamente e está começando a canibalizar a si mesma. Uma tempestade neste momento não seria favorável. Para o oeste de Iowa, a estimativa de rendimento ficou em 11,60 toneladas por hectare, 6,4% maior na comparação anual. Em relação à média dos três anos anteriores, o rendimento observado foi 0,65% mais alto. Apesar da melhora, algumas plantas apresentaram problemas causados pelo clima. Foram vistos os efeitos de junho, com espigas mais curtas e grãos menores. O pior campo amostrado foi danificado por granizo. As contagens de espigas não estão muito desviadas, mas há algumas espigas com sérios problemas de ponta. Muitas plantas ficaram comprometidas desde o solo até a espiga por causa do estresse hídrico prolongado.

A estimativa para a produção de milho de Illinois e de Iowa está acima da previsão de produtividade nacional. Em seu relatório mensal de oferta e demanda, de 11 de agosto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou o rendimento nacional da safra de milho em 10,99 toneladas por hectare. Quanto à soja, a contagem de vagens em Illinois avançou 1,7% ante 2022 e ficou 0,9% maior na comparação com os três anos anteriores, em 1.270,61 vagens por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado). As vagens no Estado estão mais preenchidas em comparação com as vagens achatadas observadas nos dois dias anteriores. A safra de soja também está seguindo para a reta final. A umidade estava variável, mas adequada na maioria dos campos. A chuva não terá tanto impacto nas plantas observadas e impressiona a contagem de vagens de soja no espaçamento de 3 pés por 3 pés (aproximadamente 90 cm por 90 cm).

No oeste de Iowa, a contagem foi de 1.170,28 vagens por jarda quadrada, 4,4% inferior na comparação com um ano atrás e 6,5% menor do que a média dos últimos três anos. A safra observada foi decepcionante. Os grãos de soja não estão mostrando nenhum sinal de estresse à primeira vista, mas ao mesmo tempo, não foi visto o número de vagens por planta que era esperado. A contagem pode ser considerada boa, mas a aparência da oleaginosa deve ficar diferente. A soja ainda tem uma chance, mas foi visto mofo branco em quase todos os campos. Parece que as chuvas do início de julho desencadearam o crescimento do mofo branco. Combinado com o estresse hídrico, esse mofo está matando as plantas e causando variabilidade generalizada de cor dentro dos campos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.