ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Aug/2023

Futuros de soja em alta com clima quente nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (23/08). Traders voltaram a se concentrar no clima desfavorável no Meio Oeste dos Estados Unidos após a queda de mais de 1% registrada na sessão anterior. Segundo a meteorologia, o tempo na região deve continuar quente e seco até esta quinta-feira (24/08), com chance de chuvas isoladas em algumas áreas. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 14,50 cents (1,08%), e fechou US$ 13,60 por bushel. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte aos preços.

O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar entre 7,1 milhões e 8,067 milhões de toneladas em agosto, segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). De acordo com dados da expedição de safra Pro Farmer, que está percorrendo vários Estados do Meio Oeste dos Estados Unidos nesta semana, a contagem de vagens em Indiana ficou em 1.309,96 por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado), aumento de 12,35% ante o número do ano passado e de 6,6% em relação à média dos últimos três anos.

Em Nebraska, a contagem foi de 1.160,02 vagens por jarda quadrada, 9% superior à de um ano atrás, mas 3% inferior à média das três safras anteriores. A contagem de vagens é robusta em Indiana. A umidade do solo estava dentro da média e os campos estavam relativamente limpos. A soja em Nebraska enfrenta problemas como déficit hídrico e calor intenso. Alguns campos de soja com boas contagens de vagens estão sob grande estresse e a previsão sugere mais estresse nesta semana.