ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Aug/2023

Pro Farmer Crop percorre lavouras de soja e milho

Participantes da expedição anual Pro Farmer Crop Tour, que percorre lavouras em Estados do Meio Oeste dos Estados Unidos, preveem safras maiores de milho e soja em Indiana e Nebraska. Em Indiana, a produtividade média do milho foi estimada em 11,35 toneladas por hectare, avanço de 1,7% ante a projeção de um ano atrás. No entanto, na comparação com a média dos três anos anteriores, o rendimento médio das lavouras está 1,5% inferior. Para Nebraska, a estimativa de rendimento para o milho ficou em 10,5 toneladas por hectare, 5,5% maior na comparação anual, mas 2,8% abaixo da média dos últimos três anos. Em seu relatório mensal de oferta e demanda, de 11 de agosto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou o rendimento nacional da safra de milho em 10,99 toneladas por hectare.

Quanto à soja, a contagem de vagens em Indiana ficou em 1.309,96 por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado), avanço de 12,35% ante o número do ano passado e 6,6% acima da média dos últimos três anos. Em Nebraska, a contagem foi de 1.160,02 vagens por jarda quadrada, 9% superior que a de um ano atrás, mas 3% abaixo da média das três safras anteriores. Em Indiana, a safra de milho é sólida, mas não impressionante. Nada parecia excepcional. As produtividades eram mais baixas do que o esperado. Alguns campos claramente haviam sido replantados em certos pontos. Destaque para a questão climática para o desenvolvimento dos grãos. Embora seja preciso um mês de setembro sem geadas para alguns dos campos, grande parte deles deve estar em boa forma antes disso.

Temperaturas moderadas e noites frescas, além de um pouco mais de chuva, ajudarão a safra a terminar com quase todo o potencial atual. Em relação à soja de Indiana, a safra estava “razoável” no geral, com pouca pressão de doenças e insetos. Destaque para a contagem robusta de vagem. As vagens estavam começando a se encher, nenhuma estava em floração. A natureza será o fator determinante em como a safra vai se desenvolver até o fim. A umidade do solo estava dentro da média e os campos estavam relativamente limpos. Das duas culturas, a soja impressiona mais impressionado ao longo da rota do que o milho. O milho não é ruim, mas não é espetacular. O milho em Nebraska apresentou queda brusca de produtividade no ano passado, diferente do que foi observado na expedição atual. A situação se inverteu em 2023.

As áreas boas no nordeste do Estado compensam as áreas problemáticas ao sul do Rio Platte. Foi observado milho ruim, milho de sequeiro com produtividade muito baixa, mas não ‘tão ruim’ como o que foi visto mais ao norte no ano passado. Impressiona a resistência do milho e da soja em relação ao calor excessivo na região. Sobre a soja em Nebraska, a safra enfrenta problemas como a falta de água e o calor intenso. Alguns campos de soja com boas contagens de vagens estão sob grande estresse e a previsão sugere mais estresse nesta semana. Isso pode encerrar a estação de crescimento para alguns campos de soja. Há campos com safra de soja de sequeiro que já começaram a ‘desistir’. Parte das amostras coletadas estava em campo sob calor extremo. Não há certeza se as vagens contadas realmente produziriam soja se a chuva não aparecer em breve. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.