ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Aug/2023

Futuros em baixa após dados da Pro Farmer Crop

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (22/08), após dados de campo coletados pela expedição de safra Pro Farmer nos Estados de Ohio e Dakota do Sul. A contagem de vagens nas lavouras visitadas em Ohio ficou em 1.252 por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado), alta de 10,7% ante o número do ano passado e de 7,9% em relação à média das últimas três temporadas. Em Dakota do Sul, a contagem foi de 1.013 vagens por jarda quadrada, 16,25% maior do que a de um ano atrás, mas 2,6% inferior à média dos últimos três anos.

O vencimento novembro da oleaginosa caiu 15,75 cents (1,16%), e fechou a US$ 13,46 por bushel. Na parte leste da expedição, a Pro Farmer afirmou que a abundante umidade do solo observada na rota pode ajudar a atenuar o impacto do calor desta semana. A umidade deve ser suficiente para finalizar a safra. As contagens de vagens de soja estão bastante boas, em geral, comparadas a muitos anos. As condições de seca são evidentes no sudeste de Dakota do Sul e nordeste de Nebraska. Há alguns problemas nas plantações de soja por causa de doenças. As contagens de vagens de soja estão excelentes, com as plantas lidando muito bem com o calor.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 59% da safra de soja do país tinha condição boa ou excelente no dia 20 de agosto, sem variação ante a semana anterior. Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 57%. Os preços recuaram apesar do enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar entre 7,1 milhões e 8,067 milhões de toneladas em agosto, segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).