ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Aug/2023

Pro Farmer Crop Tour avalia lavouras de soja e milho

Participantes da expedição anual Pro Farmer Crop Tour, que percorre lavouras em Estados do Meio Oeste dos Estados Unidos, verificaram rendimentos maiores de milho e de soja em Ohio e Dakota do Sul. Em Ohio, a produtividade média de milho foi estimada em 11,55 toneladas por hectare, avanço de 5,6% ante a projeção de um ano atrás, de 10,93 toneladas por hectare. Na comparação com a média das últimas três temporadas, o rendimento subiu 4,7%. Em Dakota do Sul, a estimativa para o milho foi de 11,02 toneladas por hectare, 48,3% maior na comparação com a do ano passado, de 7,43 toneladas por hectare. Na comparação com a média das últimas três temporadas, o rendimento está 5,15% maior. Em seu relatório mensal de oferta e demanda, no dia 11 de agosto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou o rendimento nacional da safra de milho em 10,99 toneladas por hectare.

Quanto à soja, a contagem de vagens em Ohio ficou em 1.252 por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado), alta de 10,7% ante o número do ano passado (1.131 vagens por jarda quadrada) e 7,9% superior ante à média das últimas três temporadas. Em Dakota do Sul, a contagem foi de 1.013 vagens por jarda quadrada, 16,25% maior do que a de um ano atrás (871,40 vagens por jarda quadrada), mas 2,6% abaixo da média dos últimos três anos. Os resultados de Ohio mostraram que o milho estava com condição excelente, com a pressão por doenças ou insetos quase inexistentes. A maturidade variou, um pouco menos madura do que o esperado. A umidade do solo estava boa, o que foi crucial. Será necessário tempo para finalizar a safra, mas ela deve encerrar a temporada de crescimento de forma robusta, desde que as chuvas continuem.

Em relação à soja, no geral, a maturidade das amostras apresentava atraso, mas a pressão por doenças era extremamente baixa. Além disso, a abundante umidade do solo observada na rota pode ajudar a atenuar o impacto do calor desta semana. A umidade deve ser suficiente para finalizar a safra. As contagens de vagens de soja estão bastante boas, em geral, comparadas a muitos anos. Algumas das lavouras de soja são muito impressionantes, o que contribuirá para os resultados dos produtores. Na parte Oeste do Pro Farmer Crop Tour, as condições de seca são evidentes no sudeste de Dakota do Sul e nordeste de Nebraska. Há alguns problemas nas plantações de soja por causa de doenças. O amarelamento prematuro e os danos causados por insetos são evidentes, o que está reduzindo a contagem de vagens em algumas áreas. As contagens de vagens de soja estão excelentes, com as plantas lidando muito bem com o calor.

Para o milho, Dakota do Sul tem a base para uma boa safra de milho em 2023 e para uma ótima recuperação dos problemas de 2022, se os próximos 10 dias não apagarem o potencial visto nas lavouras de milho e soja. O grão está mediano em Dakota do Sul e “ok” em Nebraska. Parece melhor na estrada do que quando se mede as amostras de Dakota do Sul. O milho irrigado do nordeste de Nebraska parece estar bem e o milho de sequeiro está melhor do que o esperado. Os participantes do Pro Farmer Crop Tour viajam para o sudeste do estado de Nebraska, passando pela cidade de Grand Island e ao sul do Rio Platte, chegando em Nebraska City. Além disso, a expedição passa pelo oeste de Indiana, de onde deve partir para o leste de Illinois. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.