ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Aug/2023

Futuros recuam com melhora nas lavouras dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (15/08), refletindo a melhora da qualidade das lavouras nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 59% da safra de soja tinha condição boa ou excelente até o dia 13 de agosto, melhora de 5% ante a semana anterior. Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 58%.

Em Illinois, o principal Estado produtor, essa parcela aumentou de 58% para 70% na semana. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 20,75 cents (1,56%), e fechou a US$ 13,05 por bushel. Preocupações com a economia da China, após dados de produção industrial e vendas no varejo terem vindo abaixo da previsão de economistas, também pesaram sobre os negócios. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também pressionou as cotações.

O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar entre 7 milhões e 8,557 milhões de toneladas em agosto, segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). A possibilidade de clima mais quente e seco no Meio Oeste dos Estados Unidos na próxima semana impediu uma queda mais acentuada dos preços.