ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Aug/2023

Biodiesel será incluído no “Combustível do Futuro”

A União Brasileira do Biodiesel e do Bioqueresene (Ubrabio) defendeu a inclusão do biodiesel no Projeto de Lei do Combustível do Futuro, em discussão pelo governo federal. O biodiesel não pode estar fora da principal lei que vai regular combustíveis do futuro. Não será o hvo (diesel verde) que vai substituir o diesel fóssil. O combustível do futuro é o biodiesel. O Brasil tem condição de liderar o biodiesel mundialmente. O vice-presidente Geraldo Alckmin sinalizou que o PL do Combustível do Futuro pode incluir mandato B20 do biocombustível, ou seja 20% de mistura obrigatória de biodiesel no diesel. A Urabio classificou como "retrocesso grotesco" a redução da mistura obrigatória do diesel ao biodiesel no governo Jair Bolsonaro. A mistura do biodiesel foi traída pelo governo anterior, o que trouxe perdas gigantes para o setor. No governo atual, a mistura está em 12%. A expectativa é alcançar 13% ao final do ano e 15% em 2026.

A mistura vem se recuperando neste governo. A readição ocorre em função do desabastecimento do diesel de qualidade e do biodiesel ser o combustível que contribui com as metas de descarbonização. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, concordou com a reivindicação da indústria de biodiesel de incluir o biocombustível no Projeto de Lei do Combustível do Futuro, em discussão no governo federal. O pleito do setor é pertinente e terá o apoio incondicional do ministro. O Brasil deverá liderar as matrizes de biocombustíveis no mundo e a vocação do País são os biocombustíveis (etanóis e biodiesel). O biodiesel vai se incorporar no programa e fará parte da matriz de limpar o meio ambiente. O vice-presidente e ministro Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) está discutindo com o ministro de Minas e Energia (MME) sobre a inclusão do biodiesel no projeto do Combustível do Futuro.

Será um grande projeto em torno do pacote de transição ecológica que o governo está anunciando e o biodiesel tem papel estratégico. O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que será anunciado nesta sexta-feira (11/08) pelo governo incluirá a transição energética nos projetos. O biodiesel contempla duas diretrizes da neoindustrialização do Brasil. O biodiesel tangencia o fortalecimento das cadeias agroindustriais porque agrega valor e tem intensidade tecnológica e cumpre missão da transição energética. O papel do biodiesel é central e estratégico no governo Lula. O programa Rota 2030, que vai elaborar uma nova política industrial automotiva, será anunciado até o fim de agosto contemplando os biocombustíveis. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.