ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Aug/2023

Biodiesel: aumento da mistura elevará a produção

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou que, com a retomada do cronograma de aumento da mistura obrigatório de biodiesel ao diesel B, a estimativa é de que a produção nacional de biodiesel supere os 10 bilhões de litros entre 2023 e 2026. Isso ajudará a reduzir a dependência do mercado externo e sinaliza que novas instalações e ampliações estão em análise. O cronograma para o aumento do percentual de mistura foi publicado pelo governo em março deste ano.

Com a decisão, a adição de biodiesel subiu para 12% em abril deste ano e irá evoluir 1% anualmente, sempre em abril, até alcançar 15% em 2026. A produção de biodiesel em 2022 foi de 6,3 bilhões de litros e, com a retomada do cronograma de aumento do porcentual do biodiesel no diesel B, a estimativa é de que a produção nacional de biodiesel supere os 10 bilhões de litros atuais entre 2023 e 2026. A indústria do insumo se estabeleceu e se consolidou nos últimos 15 anos.

Importante destacar que a intensidade de carbono do biodiesel é bem inferior ao do óleo diesel forte. O Brasil completa duas décadas desde o início do programa e já tem combustível consagrado nacionalmente. O Brasil já conta com 59 instalações autorizadas, com capacidade instalada mensal que supera 1 bilhão de litros. Atualmente, temos 10 processos de ampliação e 11 de construção em análise. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.