ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Aug/2023

Futuros de soja em leve alta com ajuste de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta terça-feira (08/08). Traders ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta sexta-feira (11/08). Para analistas, a estimativa de rendimento nos Estados Unidos será cortada de 3,5 para 3,44 toneladas por hectare. Traders estão mantendo uma postura cautelosa antes da divulgação do documento. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 4,00 cents (0,31%), e fechou a US$ 13,06 por bushel.

Essa expectativa foi contrabalançada pela melhora da qualidade das lavouras nos Estados Unidos. O USDA informou que 54% da safra do país tinha condição boa ou excelente até o dia 6 de agosto, melhora de 2% ante a semana anterior. Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 59%. Analistas esperavam uma parcela um pouco menor em condição boa ou excelente, de 53%. O clima mais favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos também pesou sobre os contratos.

O clima melhorou, com temperaturas mais baixas e chuvas bem distribuídas para os próximos dez dias a duas semanas. Dados preliminares publicados nesta terça-feira (08/08) pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) mostraram que o país importou 9,73 milhões de toneladas de soja em julho deste ano, 5,3% menos do que em igual mês do ano passado. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, as importações de soja somaram 62,30 milhões de toneladas, aumento de 15% na comparação anual.