ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2023

Futuros de soja em alta com dólar fraco ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (04/08). Os ganhos foram sustentados em parte pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e embarcou 8,636 milhões de toneladas em julho, superando o total de 7,009 milhões de toneladas de igual mês do ano passado, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 8,00 cents (0,60%), e fechou a US$ 13,33 por bushel. Na semana passada, acumulou perda de 3,56%. O desempenho do óleo de soja, que avançou cerca de 2,50%, também deu suporte às cotações. O derivado, por sua vez, foi influenciado pela escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia, que pode afetar as exportações ucranianas de óleo de girassol. O óleo de soja também acompanhou a alta do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel.

O óleo vegetal é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. A alta foi limitada pelo clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Uma frente fria no sudoeste da região provocou chuvas fortes nos últimos dias em áreas de Iowa, Missouri e Illinois. Segundo a meteorologia, a expectativa agora é de chuvas mais bem distribuídas. As temperaturas devem seguir amenas, favorecendo a formação de vagens nas lavouras de soja.