ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Aug/2023

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quinta-feira (03/08), após dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram acima do teto das estimativas do mercado. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores venderam 90,6 mil toneladas de soja da safra 2022/2023 na semana encerrada em 27 de julho. Para 2023/2024, foram vendidos 2,63 milhões de toneladas. A China comprou 863,9 mil toneladas do volume total, de 2,72 milhões de toneladas.

O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 4,00 cents (0,30%), e fechou a US$ 13,25 por bushel. Além disso, o USDA informou que exportadores relataram venda de 134 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para o ano comercial 2023/2024. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, limitou os ganhos. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e embarcou 8,636 milhões de toneladas em julho, superando o total de 7,009 milhões de toneladas de igual mês do ano passado, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

O clima mais favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos também impediu uma alta mais acentuada das cotações. Uma frente fria no sudoeste da região provocou chuvas fortes nos últimos dias em áreas de Iowa, Missouri e Illinois, segundo a meteorologia. No fim de semana, a expectativa é de chuvas mais bem distribuídas, que podem continuar até a próxima semana. As temperaturas devem seguir amenas na maior parte dos dias, favorecendo a formação de vagens nas lavouras de soja. Além disso, o Monitor da Seca dos Estados Unidos mostrou que a parcela da área de soja com algum nível de estiagem diminuiu de 53% para 51% na última semana.