ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Aug/2023

Futuros de soja em alta com piora na safra dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (1º/08). O mercado foi influenciado em parte pela piora da condição das lavouras nos Estados Unidos na semana passada. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 52% da safra de soja do país tinha condição boa ou excelente até o dia 30 de julho, piora de 2% ante a semana anterior. Analistas esperavam uma queda menor, para 53%.

O vencimento novembro da oleaginosa subiu 9,50 cents (0,71%), e fechou a US$ 13,41por bushel. O mercado também passou por correção após ter recuado nas três sessões anteriores e acumulado perda de mais de 6% no período. O desempenho do óleo de soja, que avançou mais de 1%, também deu suporte aos preços. A alta foi limitada pela perspectiva de clima mais favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. De acordo com a meteorologia, há possibilidade de mais chuvas e tempestades na região nesta semana.

As temperaturas devem continuar amenas na maior parte dos dias, favorecendo a formação de vagens nas lavouras de soja. Agosto é o mês mais crítico para a definição dos rendimentos da oleaginosa. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também pesou sobre os contratos. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar 9,112 milhões de toneladas em julho, de acordo com estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).