ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jul/2023

Futuros de soja encerram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta quarta-feira (26/07). O vencimento novembro da oleaginosa terminou em US$ 14,20 por bushel, sem variação ante o dia anterior. O mercado foi influenciado em parte pelo desempenho do óleo de soja, que recuou mais de 1,5%. O derivado passou por realização de lucros após os ganhos recentes, diante da ausência de novidades sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia no Mar Negro e no Rio Danúbio.

O óleo de soja vinha sendo impulsionado por ataques russos à infraestrutura de exportação da Ucrânia, que pode afetar os embarques de óleo de girassol do país. A perspectiva de clima mais ameno no Meio Oeste dos Estados Unidos no começo de agosto, mês crítico para a definição dos rendimentos da soja, também pesou sobre os contratos. Segundo a meteorologia, uma frente fria deve provocar chuvas mais bem distribuídas durante o fim de semana e deixar as temperaturas menos extremas na semana que vem. Nesta semana, porém, o nível de estresse nas lavouras será bastante alto.

Esses fatores foram contrabalançados por um anúncio de vendas avulsas de soja norte-americana. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram vendas de 501 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2023/2024. A não inclusão da soja na quarta rodada do Programa de Incentivo às Exportações (PIE) na Argentina, conhecido como 'dólar agro', também deu algum suporte às cotações.