ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2023

Futuros de soja avançam com clima seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (24/07), com a perspectiva de clima desfavorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. O volume de chuvas na região ficou abaixo do esperado durante o fim de semana e a expectativa para os próximos dias é de calor intenso. Segundo a meteorologia, as temperaturas devem ficar por volta de 32ºC por pelo menos alguns dias, e podem se aproximar de 38º a oeste do Mississippi.

O nível de estresse nas lavouras será bastante alto nesta semana. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 22,75 cents (1,62%), e fechou a US$ 14,24 por bushel. Um anúncio de venda avulsa de soja norte-americana para a China também deu algum suporte aos preços. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 121 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para o ano comercial 2023/2024.

Este é o primeiro anúncio de venda desse tipo para o país asiático desde 30 de junho. O desempenho do óleo de soja, que avançou 3%, também impulsionou as cotações do grão. O derivado, por sua vez, foi influenciado pela escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia, que pode afetar os embarques ucranianos de óleo de girassol. O USDA informou nesta segunda-feira (24/07) que 283.378 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos dos Estados Unidos na semana até 20 de julho, aumento de 76,8% ante a semana anterior.