ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jul/2023

Futuros em alta com previsão de clima seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (18/07), apesar de dados que mostraram melhora significativa da condição das lavouras nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 55% da safra tinha condição boa ou excelente até o dia 16 de julho, aumento de 4% ante a semana anterior.

Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 61%. Analistas esperavam um número menor, de 53%. Em Illinois e Iowa, os principais Estados produtores, a parcela em condição boa ou excelente era de 40% e 58%, respectivamente, ante 36% e 52% na semana anterior. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 17,25 cents (1,25%), e fechou a US$ 13,95 por bushel. Os ganhos foram sustentados pela perspectiva de chuvas limitadas no restante de julho no Meio Oeste dos Estados Unidos.

Com 57% da área de soja do país ainda apresentando algum nível de estiagem, o clima quente/seco vai pressionar a condição das lavouras e reduzir o potencial produtivo. A meteorologia prevê que o tempo no Meio Oeste deve voltar a ficar seco no começo da próxima semana. Os negócios também foram influenciados pela forte alta do milho, que pode levar fundos que investem em commodities a recomprar contratos.