ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jul/2023

Futuros de soja avançam com clima seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (17/07). O mercado foi influenciado em parte por preocupações com a umidade do solo em áreas do Meio Oeste dos Estados Unidos. A recomposição do balanço hídrico nos solos da região produtora de soja e milho continua muito modesta, à medida que o mês-chave para a formação dos rendimentos da soja, agosto, se aproxima. De acordo com a meteorologia, a previsão é de chuvas na região até meados desta semana, o que deve manter ou melhorar a umidade do solo em algumas áreas.

Em muitas áreas com déficit hídrico, porém, o volume de chuvas pode ficar abaixo do esperado. Além disso, a expectativa é de que o tempo volte a ficar seco no fim de semana. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 7,25 cents (0,53%), e fechou a US$ 13,78 por bushel. Com 57% da área de soja dos Estados Unidos ainda apresentando algum nível de estiagem, o clima quente/seco vai pressionar a condição das lavouras e reduzir o potencial produtivo.

Os ganhos foram limitados pelo enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 155.556 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos do país na semana até 13 de julho, queda de 48,28% ante a semana anterior.