ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2023

RS questiona mudança no calendário de semeadura

O Rio Grande do Sul está solicitando ao Ministério da Agricultura a mudança do calendário estipulado no País para o plantio de soja e o período de vazio sanitário. Segundo nota da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado, o calendário divulgado pelo Ministério da Agricultura para a safra 2023/2024 inviabiliza o plantio da safrinha de soja no Rio Grande do Sul. Pelas regras federais para o plantio da safra 2023/2024, este deve ser feito entre 1º de outubro de 2023 e 8 de janeiro de 2024.

O vazio sanitário, ou seja, quando não se pode manter nenhuma planta de soja no campo a fim de evitar a proliferação do fungo da ferrugem asiática, foi estipulado para o período de 3 de julho a 30 de setembro de 2024. A diminuição de 40 dias no novo ciclo reduz a possibilidade de semeadura e inviabiliza a safrinha de soja. Por isso o setor produtivo do Rio Grande do Sul deve pedir a mudança do calendário estadual para que a semeadura da oleaginosa possa prosseguir até 18 de fevereiro.

O vazio sanitário da soja está dentro do que já havia sido solicitado pela Secretaria da Agricultura anteriormente, porém foi reiterado ao Ministério da Agricultura que faça uma reavaliação do calendário de semeadura, para melhorar os prazos para o produtor rural, sem interferir e prejudicar na medida fitossanitária e enfrentamento da ferrugem asiática no Estado. O assunto será avaliado no âmbito da SFA/RS e junto ao Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.