ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jul/2023

Futuros de soja em alta com os ajustes de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (11/07). Os ganhos foram sustentados por ajustes antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta quarta-feira (12/07). A projeção para reservas domésticas de soja ao fim de 2023/2024 deve ser cortada de 9,53 milhões de toneladas para 5,61 milhões de toneladas.

A produção deve ser reduzida de 122,75 milhões de toneladas para 115,68 milhões de toneladas. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 14,75 cents (1,10%), e fechou a US$ 13,60 por bushel. As expectativas incluem uma queda acentuada nos estoques finais de soja dos Estados Unidos, afirmou o JPMorgan Global Commodities Research. Não está claro se o USDA revisará os rendimentos dos Estados Unidos agora ou esperará pelas tradicionais observações de campo em agosto.

As condições da safra e a previsão sazonal certamente indicam uma redução no rendimento nacional de milho e soja. Quanto à produção, o Commerzbank observou que a estimativa mais baixa dos analistas chega a apontar uma redução de quase 11 milhões de toneladas em relação ao relatório de junho. O USDA informou que 51% da safra de soja tinha condição boa ou excelente até o dia 9 de julho, aumento de 1% ante a semana anterior. Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 62%. Analistas esperavam uma parcela um pouco maior em condição boa ou excelente, de 52%.