ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jul/2023

Futuros de soja recuam com dólar forte ante o Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (06/07). O mercado foi pressionado pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar 9,439 milhões de toneladas em julho, de acordo com estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Em julho do ano passado, o Brasil enviou 7 milhões de toneladas de soja ao exterior. Investidores também embolsam lucros após a commodity ter subido nas quatro sessões anteriores e acumulado ganho de 7% no período. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 15,50 cents (1,14%), e fechou a US$ 13,39 por bushel. O desempenho do óleo de soja, que caiu mais de 3%, também pesou sobre os contratos.

A queda do derivado foi motivada em parte pela fraca demanda, diante dos preços mais baixos de óleos vegetais concorrentes. De acordo com o Monitor da Seca dos Estados Unidos, 60% da área de soja do país apresentava algum nível de estiagem na semana até 4 de julho, ante 63% na semana anterior. Em Illinois, o principal Estado produtor, 45,67% da área de soja tinha estiagem severa, em comparação a 58,73% na semana anterior.