ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jun/2023

Futuros de soja em alta com tempo seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva na sexta-feira (16/06). Traders adicionaram prêmio de risco climático às cotações antes do fim de semana prolongado nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (19/06), os mercados do país permanecem fechados por causa do feriado Juneteenth, que simboliza o fim da escravidão nos Estados Unidos. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 50,00 cents (3,87%), e fechou a US$ 13,42 por bushel. Na semana passada, acumulou valorização de 11,46%.

A previsão é de pouca chuva e, com um fim de semana de três dias chegando, há muitas preocupações e ajustes de posição. Embora haja chances ocasionais de precipitação, a umidade do solo está diminuindo e, em algum momento, em breve, esses campos secos vão precisar de mais do que algumas chuvas esparsas. O mercado também foi influenciado pelo desempenho do farelo e do óleo de soja, que subiram cerca de 5% e 2%, respectivamente. A alta do farelo refletiu em parte a expectativa de maior demanda pelo derivado dos Estados Unidos, diante da menor oferta da Argentina, o principal exportador mundial.

A Bolsa de Comércio de Rosário reduziu em 1 milhão de toneladas sua projeção para a safra de soja da Argentina, que passou de 21,5 milhões de toneladas para 20,5 milhões de toneladas. O óleo de soja foi impulsionado por rumores de que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) vai elevar nesta semana o volume obrigatório de biodiesel que deve ser misturado a combustíveis fósseis em 2023, 2024 e 2025. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.