ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jun/2023

EUA: estiagem piora nas áreas de cultivo de grãos

A piora da estiagem nas principais áreas de cultivo dos Estados Unidos pode prejudicar a safra de milho, trigo e soja do país, que muitos esperam ser volumosa neste ano. Tanto o Meio Oeste quanto parte das Grandes Planícies estão enfrentando condições de seca, de acordo com dados divulgados pelo Monitor da Seca dos Estados Unidos na quinta-feira (15/06). Os Estados no leste do Meio Oeste, que estavam praticamente livres de estiagem nesta época do ano passado, agora enfrentam seca moderada, com bolsões de seca severa ou extrema em Missouri, Illinois, Iowa e Minnesota. Nas Grandes Planícies, algumas áreas de Nebraska e Kansas apresentam seca extrema ou excepcional. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 57% da área de milho e 51% da área de soja do país apresentam algum nível de seca.

Ambos os números representam aumento de 12% em relação à semana passada, alarmando os observadores do mercado. As áreas onde o milho e a soja estão mais concentrados enfrentam uma rápida perda de umidade do solo. A localização desta seca é mais importante e preocupante. A falta de chuvas está impulsionando os futuros de grãos negociadas na Bolsa de Chicago. Os contratos futuros de milho subiram mais de 11% desde que atingiram a mínima de quase dois anos no fim de maio, enquanto a soja ganhou quase 10% desde que atingiu a mínima de seis meses na época, e o trigo subiu 9%. No fim de março, o USDA projetou a área de milho em 37,23 milhões de hectares. Quanto à área plantada com soja, o USDA estimou 35,39 milhões de hectares. A área total semeada com trigo no país foi projetada em 20,19 milhões de hectares.

Desde então, os preços recuaram com a expectativa de uma grande área, mas agora voltaram a subir graças ao aumento da seca. Agricultores e observadores do mercado estão preocupados com a possibilidade de que o El Niño mantenha as áreas de cultivo secas. Na semana passada, o Serviço Nacional de Meteorologia disse que o El Niño chegou oficialmente. O fenômeno climático deve ganhar força durante o verão do Hemisfério Norte. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) afirmou que há uma chance de 75% de um El Niño de força moderada até agosto. A agência prevê uma chance de mais de 50% de um El Niño forte em outubro ou novembro. Em seu último relatório de acompanhamento de safra, o USDA disse que 64% da safra de milho e 59% da safra de soja tinham condição boa ou excelente até o dia 11 de junho, abaixo da semana anterior e da época correspondente do ano passado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.