ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2023

Biodiesel: EUA deverá elevar o volume na mistura

De acordo com o Bank of America, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) deve elevar na próxima semana o volume obrigatório de biodiesel que deve ser misturado a combustíveis fósseis em 2023, 2024 e 2025. A EPA deveria ter publicado no dia 14 de junho a versão final do chamado Padrão de Combustíveis Renováveis (RFS), mas entrou em acordo com o grupo Growth Energy, que representa produtores de biocombustíveis, para adiar a publicação até 21 de junho.

Em dezembro do ano passado, a EPA propôs mistura de 10,67 bilhões de litros de biodiesel em 2023, 10,94 bilhões em 2024 e 11,17 bilhões em 2025. Desde a publicação da proposta, a produção de biodiesel nos Estado Unidos aumentou, e representantes do setor dizem que os volumes da EPA estão bem abaixo da oferta esperada. A produção de biodiesel em janeiro-fevereiro foi 20% maior na comparação com as médias mensais de 2022, e a capacidade deve aumentar. As margens do biodiesel estão atualmente saudáveis.

No entanto, a produção já excede as metas de mistura propostas pela EPA, e o desequilíbrio vai aumentar caso as tendências de demanda persistam e as metas da EPA permaneçam intactas. De acordo com projeção da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos, a capacidade de produção de biodiesel no país deve dobrar para 22,3 bilhões de litros ao fim de 2025. A proposta da EPA para aquele ano, porém, é de um volume de mistura bem menor, de 11,17 bilhões de litros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.