ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2023

Biodiesel: Be8 investirá em esmagadora no Paraná

A produtora de biodiesel Be8 (antiga BSBios) e o governo do estado do Paraná assinaram, nesta quarta-feira (14/06), um Protocolo de Intenções para viabilizar investimentos em uma esmagadora de soja na cidade de Marialva (PR). A empresa já tem uma unidade de produção de biodiesel no local e, com a nova planta, terá capacidade de processamento de 5 mil toneladas de soja por dia para produção de óleo, farelos e casca de soja. O investimento para construção da unidade poderá chegar a R$ 1,5 bilhão, estima a Be8. Com mais este anúncio, a empresa segue a estratégia de crescimento no Brasil, ampliando nossa estrutura na cadeia produtiva de biodiesel e de alimentos.

A produção de farelos e casca de soja da esmagadora será destinada à indústria de rações e o óleo será matéria-prima para fabricação de biodiesel. Quando alcançar a capacidade plena de operação, a companhia prevê que o consumo de soja será de 85 mil sacas por dia, em sua maioria proveniente de fornecedores paranaenses. A indústria terá 96 mil metros quadrados e contará com armazéns graneleiros, para recebimento e beneficiamento de 20 mil toneladas de grãos por dia. A expectativa é de que as obras se iniciem nos próximos seis meses. O investimento na unidade é estimulado pela demanda crescente do mercado de biodiesel com o aumento da mistura ao diesel de 10% (B10) para 12% (B12) em abril deste ano e a perspectiva de atingir o B15 até 2026.

Esta será a sexta vez que a empresa ampliará a capacidade instalada de produção do biocombustível no município, que chegará a 540 milhões de litros por ano. O projeto da esmagadora já estava no planejamento da companhia há algum tempo e aceleramos os investimentos em função da retomada dos mandatos de mistura. A expectativa é a de que o novo empreendimento fomente a criação de, pelo menos, 100 empregos diretos e aproximadamente 2 mil indiretos, além da geração de cerca de 1,2 mil empregos durante o período de construção das obras, previsto para durar 24 meses. São mais empregos e renda para o Paraná, respeitando o meio ambiente e promovendo o crescimento da nossa economia de forma sustentável. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.