ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jun/2023

Futuros de soja fecham com tendência indefinida

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam sem tendência definida nesta quarta-feira (31/05). O vencimento julho da oleaginosa, atualmente o mais negociado, ganhou 3,25 cents (0,25%), e fechou a US$ 12,99 por bushel. A soja para agosto fechou perto da estabilidade. Os demais vencimentos, referentes à safra nova, terminaram em queda. Os futuros da safra nova foram pressionados pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras.

O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar entre 14,1 milhões e 15,1 milhões de toneladas em maio, de acordo com estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O avanço do plantio nos Estados Unidos foi outro fator baixista para as cotações. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a semeadura estava 83% concluída no dia 28 de maio, ante 64% um ano antes e 65% na média dos cinco anos anteriores.

Em Illinois e Iowa, os principais Estados produtores, os trabalhos estavam em 92% e 94%, respectivamente, em comparação a 67% e 77% na média de cinco anos. A ausência de compras chinesas do grão norte-americano também vem pesando sobre os contratos. Segundo traders, normas aduaneiras mais rigorosas na China estão causando lentidão nas inspeções e no processamento de cargas. Isso está desestimulando a demanda, já que importadores têm de pagar uma tarifa caso usem contêineres dentro de um terminal além de um determinado período.