ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Mai/2023

Futuros de soja em alta com ajuste de posições

Os futuros de soja fecharam em alta na sexta-feira (26/05) na Bolsa de Chicago, com um aparente avanço nas negociações para elevar o teto da dívida do governo federal norte-americano. Na quinta-feira (25/05), tanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quanto o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, falaram em progressos nas conversas. Um acordo é necessário para que o governo norte-americano não tenha dificuldades de pagar suas contas a partir de 1º de junho.

O vencimento julho da oleaginosa ganhou 13,25 cents (1%), e fechou a 13,37 por bushel. Na semana passada, acumulou ganho de 2,30%. Investidores também ajustaram posições antes do fim de semana prolongado nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (29/05), os mercados do país permanecem fechados por causa do feriado de Memorial Day. Traders não estão interessados em ficar vendidos antes de fins de semana de três dias. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, contribuiu para a alta.

O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. Os ganhos também foram sustentados pelo desempenho do farelo e do óleo de soja. O farelo foi impulsionado por dados de vendas externas dos Estados Unidos publicados na quinta-feira (25/05). O óleo de soja acompanhou o avanço do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O derivado é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.