ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2023

Bolsa de Chicago: preços da soja estão pressionados

Segundo o Itaú BBA, o plantio acelerado nos Estados Unidos, a projeção de clima favorável para o desenvolvimento da safra, exportações norte-americanas em ritmo lento e dúvidas sobre a força da demanda exercem pressão baixista sobre os futuros de soja na Bolsa de Chicago. O clima vem colaborando com o avanço do plantio nos Estados Unidos. Os mapas de previsão para a segunda quinzena de maio mostram temperaturas dentro a acima da média no cinturão de grãos e precipitação na média ou um pouco abaixo do normal, o que deve seguir favorecendo o bom avanço do plantio.

A safra brasileira 2022/2023, estimada em 155 milhões de toneladas, segue com a comercialização abaixo da média, aproximadamente em 50%. Esse grande volume de soja ainda a ser comercializada será carregado para o segundo semestre, quando a soja norte-americana entrará no mercado, o que resultará em grande oferta no mercado internacional. Apesar de algum otimismo com a demanda para os próximos meses, o fato é que, se confirmados os números norte-americanos, haverá uma recomposição da oferta global.

A expectativa é de melhora dos prêmios no segundo semestre e apreciação do dólar ante o Real, o que favorece a formação de preço por um lado, porém, se a safra norte-americana se consolidar como volumosa, os preços na Bolsa de Chicago devem continuar cedendo. Neste momento, é difícil apontar alguma reação dos preços, a menos que o clima surpreenda e se mostre diferente das projeções atuais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.