ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2023

Futuros em baixa com avanço do plantio nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (23/05), refletindo o bom avanço do plantio nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que produtores tinham semeado, até o dia 21 de maio, 66% da área total prevista, em comparação a 47% um ano antes e 52% na média dos cinco anos anteriores. O percentual veio em linha com a expectativa de analistas. Em Illinois e Iowa, os dois principais Estados produtores, o plantio estava em 85% e 84%, respectivamente, ante 58% e 66% na média de cinco anos.

O vencimento julho da oleaginosa recuou 18,75 cents (1,40%), e fechou US$ 13,22 por bushel. O desempenho do óleo de soja, que caiu mais de 2%, também pesou sobre os contratos. O derivado, por sua vez, passou por correção após as altas recentes e foi influenciado pelo recuo do óleo de palma. A ausência de vendas avulsas de soja norte-americana para a China também pressionou as cotações. O último anúncio desse tipo foi feito em 26 de janeiro.

No dia 18 de maio, o USDA informou que exportadores dos Estados Unidos venderam 680,8 mil toneladas de soja na semana até 11 de maio, já descontados os cancelamentos. As vendas líquidas para a China somaram apenas 67,8 mil toneladas. Na segunda-feira (22/05), o USDA informou que 155.051 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos do país na semana até 18 de maio, queda de 17% ante a semana anterior. Do total, apenas 7.223 toneladas tinham como destino o país asiático. Além disso, a expectativa é de que o clima seco previsto para o Meio Oeste dos Estados Unidos afete mais o milho do que a soja.