ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2023

Exportações brasileiras de soja em ritmo acelerado

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil está vivenciando um clima favorável que continuará impulsionando a colheita nas próximas semanas. A previsão é de chuvas mais concentradas na Região Norte, o que beneficia a colheita na Região Sul, mas prejudica a conclusão dos trabalhos no estado do Maranhão. No entanto, as regiões produtoras norte-americanas não enfrentam imprevistos climáticos. Os modelos climáticos indicam um aumento de temperatura e a presença de chuvas nos próximos seis dias, favorecendo o plantio e o desenvolvimento da oleaginosa. Com a chegada do verão, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas em todo o cinturão produtor dos Estados Unidos. Enquanto isso, a janela de plantio ideal no Brasil está se encerrando. Os riscos potenciais aumentam significativamente para as safras caso ocorram chuvas abaixo da média.

No que diz respeito às exportações brasileiras, os números apresentados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam um ritmo acelerado. Caso o volume de embarques se mantenha, o País poderá terminar o mês de maio com aproximadamente 16 milhões de toneladas exportadas, superando até mesmo o recorde registrado em abril de 2021. Entretanto, a demanda chinesa pela soja norte-americana está nos menores níveis dos últimos cinco anos. A China tem reduzido sua dependência dos Estados Unidos e encontrado preços mais atrativos no Brasil. Esse enfraquecimento na demanda é esperado para continuar considerando o alto volume de soja ainda disponível para negociação no mercado brasileiro. No âmbito econômico, especula-se que o dólar poderá ter uma semana de alta.

As incertezas em relação à tramitação do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, somadas às negociações sobre o teto da dívida nos Estados Unidos, podem manter a moeda norte-americana em níveis altos. Além disso, a China tem intensificado as inspeções nos navios de soja que chegam ao país, visando identificar pragas e resíduos. Essa medida pode ter dois efeitos importantes para o mercado de soja. Por um lado, a demora e o encarecimento na operação de desembarque podem elevar o preço da soja no mercado interno chinês, beneficiando as indústrias esmagadoras. No entanto, também pode desestimular a demanda devido aos altos preços, uma vez que a demora nas operações portuárias desencoraja a compra de grandes volumes pelas indústrias, devido aos custos adicionais de desembarque. Fonte: Suinocultura Industrial. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.