ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Mai/2023

Futuros de soja em alta com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva nesta segunda-feira (22/05). O mercado passou por correção após ter acumulado perda de 5,95% na semana passada. Além disso, fundos de investimento reduziram suas apostas na alta dos preços de soja na Bolsa de Chicago na semana encerrada em 16 de maio, o que pode ter desencadeado compras nesta segunda-feira (22/05). De acordo com dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a posição líquida comprada desses agentes diminuiu 56,2% no período, de 49.763 para 21.818 lotes.

O vencimento julho da oleaginosa subiu 34,00 cents (2,60%), e fechou a US$ 13,41por bushel. Os ganhos também foram sustentados pela expectativa de clima mais seco no Meio Oeste dos Estados Unidos nas próximas semanas. As previsões para o começo de junho são de condições muito mais secas. Isso deve permitir que os agricultores dos Estados Unidos terminem o plantio, mas as chuvas serão extremamente necessárias nessa época, já que a umidade do solo é mínima.

A alta, no entanto, pode não se sustentar por muito tempo. Os gráficos mostram que o mercado está de certa forma sobrevendido, e o fim do mês está se aproximando, mas para ter um rali de verdade é preciso um catalisador que faça com que os vendidos reduzam suas posições. Até agora, não há esse catalisador. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 155.051 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos do país na semana até 18 de maio, queda de 17% ante a semana anterior. Do total, apenas 7.223 toneladas tinham como destino a China.