ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mai/2023

Futuros de soja caem com clima favorável nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa na sexta-feira (19/05). O mercado foi influenciado em parte pelo clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, o tempo deve ficar mais seco nesta semana, permitindo o avanço do plantio. O próximo relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), nesta segunda-feira (22/05), deverá mostrar a semeadura 65% concluída, ante 49% na semana anterior.

O vencimento julho da oleaginosa caiu 26,00 cents (1,95%), e fechou a US$ 13,07 por bushel. Na semana passada, acumulou perda de 5,95%. A fraca demanda chinesa pelo grão norte-americano e a concorrência do Brasil continuam pesando sobre os contratos. De acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve embarcar 15,755 milhões de toneladas de soja em maio.

A expectativa de uma safra reduzida na Argentina impediu uma queda mais acentuada dos preços. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de soja no país, de 22,5 milhões de toneladas para 21 milhões de toneladas. O novo corte foi motivado por rendimentos abaixo do esperado, principalmente na região central da área agrícola. Além disso, houve grandes perdas de área de soja de 2ª safra. A nova estimativa representa queda de 52% ante o ciclo anterior, quando foram colhidos 43,3 milhões de toneladas.