ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2023

Futuros de soja em baixa com clima ameno nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta quinta-feira (18/05). O mercado foi influenciado em parte pelo clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Fundos de investimento devem seguir vendendo futuros, contanto que o clima não seja ameaçador. Segundo a meteorologia, as condições no Meio Oeste são favoráveis ao início do desenvolvimento da safra. O vencimento julho da oleaginosa perdeu 3,75 cents (0,28%), e fechou a US$ 13,33 por bushel.

O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras, também pesou sobre as cotações. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deve embarcar 15,755 milhões de toneladas em maio, de acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Esses fatores foram contrabalançados por dados de vendas dos Estados Unidos que vieram acima da expectativa do mercado.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores venderam 17 mil toneladas de soja da safra 2022/2023 na semana encerrada em 11 de maio. Para 2023/2024, foram vendidas 663,8 mil toneladas. A soma das vendas é de 680,8 mil toneladas. Os negócios também foram influenciados pelo desempenho do óleo de soja, que avançou quase 2%. O derivado passou por correção após ter acumulado perda de mais de 6% nas duas sessões anteriores.