ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mai/2023

Futuros de soja recuam com dólar forte ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta segunda-feira (08/05). O mercado foi pressionado em parte pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. Os negócios também foram influenciados pelo desempenho do óleo de soja, que caiu mais de 1%. O vencimento julho da oleaginosa perdeu 2,75 cents (0,19%), e fechou a US$ 14,33 por bushel.

Dados de exportação dos Estados Unidos também pesaram sobre os contratos. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 394.755 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 4 de maio, queda de 3,24% ante a semana anterior. Do total, apenas 68.517 toneladas tinham como destino a China. Chuvas em algumas das áreas mais secas do Meio Oeste dos Estados Unidos durante o fim de semana foram outro fator baixista para as cotações, já que aliviaram um pouco o déficit hídrico em Estados como Iowa, Illinois e Missouri.

Embora as chuvas tenham atrapalhado o plantio, os trabalhos de campo estão adiantados em relação aos anos anteriores. Levantamento publicado na sexta-feira (05/05) mostrou que fundos de investimento reduziram suas apostas na alta dos preços de soja na Bolsa de Chicago na semana encerrada em 2 de maio. De acordo com dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a posição líquida comprada desses agentes diminuiu 36,9% no período, de 87.132 para 54.990 lotes.